22 de julho de 2024

Conheça 7 características de um sobrado

A dúvida mais clássica do mercado imobiliário é: casa ou apartamento?

Sim, apesar de a maioria das pessoas (principalmente os jovens) escolherem o apartamento por ser mais seguro e oferecer muitas comodidades, entre outras coisas, ainda há quem prefira morar em uma casa. 

Se é o seu caso, vamos explorar outra dúvida do mercado imobiliário: casa térrea ou sobrado?

A própria palavra “sobrado”, que vem de um vocábulo da língua portuguesa, já comprova a principal característica deste tipo de imóvel, afinal, sobrado significa “andar superior”. 

Seu principal diferencial, então, é o fato de ter mais de um andar, para oferecer mais cômodos aos moradores. E essa disposição do projeto arquitetônico abrange algumas vantagens:

➡️ Já que o imóvel tem mais de um pavimento, o terreno pode ser melhor aproveitado com uma área de lazer, por exemplo.

➡️ Para quem tem uma família numerosa, o sobrado é um imóvel ideal por proporcionar mais espaço. 

➡️ No geral, em um sobrado, os quartos ficam no andar de cima. Então, se tiver visitas, a sua vida familiar estará totalmente protegida com mais privacidade.

➡️ Um sobrado é um tipo de imóvel muito bem valorizado no mercado imobiliário e ao adquirir hoje, certamente, o retorno financeiro será significativo em alguns anos.

Mas, além dessas vantagens, quais são as principais características de um sobrado?

É o que vamos conferir a seguir. Continue a leitura!

Características de um sobrado: o que você precisa saber?

ARQUITETURA

Apesar de o sobrado ser um tipo de imóvel muito comum no mercado imobiliário, também é um tipo de imóvel mais antigo. Por isso, uma das principais características de um sobrado é ter elementos clássicos ou rústicos em sua arquitetura. 

CONSTRUÇÃO

Espaço, lembra? Isso significa que, já que o sobrado prioriza o espaço, a sua construção tende a valorizar o terreno. No geral, o sobrado é construído no meio do terreno, para que nos fundos e na frente a família possa ter uma área de serviço ou lazer. 

PLANTA INTERNA

Entre todas as características de um sobrado, a planta é o fator mais analisado pelos futuros moradores, afinal, o que eles buscam é maior amplitude No geral, a planta de um sobrado está dividida da seguinte forma:

➡️ Pavimento inferior: salas, escritório, cozinha, lavabo, área de serviço

➡️ Pavimento superior: quartos e banheiros 

Dessa forma, toda a parte social fica no andar debaixo, ideal para receber visitas. E no andar de cima, a família mantém sua privacidade.

POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO 

Como são estruturas mais flexíveis, há maior possibilidade de adaptação e personalização interna, como divisões de ambientes de acordo com a necessidade do morador.

VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO

Os sobrados tendem a ser bem ventilados e iluminados, pois frequentemente possuem janelas em vários lados do edifício.

ACABAMENTO DE QUALIDADE

Não só o acabamento, mas todos os materiais utilizados na construção do imóvel evidenciam a importância das características de um sobrado. Por ser um imóvel com mais de um andar, é necessário que sejam utilizados materiais de alta qualidade, com boa durabilidade.

Assim, é possível garantir não apenas a estabilidade e segurança do imóvel, mas, inclusive, a resistência dos materiais, que começam a se deteriorar com o passar do tempo. 

MANUTENÇÃO RECORRENTE

Por ter mais de um pavimento, é comum que o sobrado exija mais manutenção do que uma casa térrea ou apartamento. Até porque, no geral, os pavimentos superiores de um sobrado, em sua maioria, são acessados através de escadas ou, em imóveis mais modernos, elevadores.

A manutenção também abrange a área externa, que pode ter um jardim e necessita de cuidados específicos. 

SAIBA MAIS -> 7 inspirações para casas e sobrados dentro e fora de condomínios

Entender todas essas características de um sobrado faz a diferença na hora de procurar este tipo de imóvel para morar. Aliás, você sabia que muitos sobrados estão localizados em condomínios e oferecem uma infraestrutura completa de comodidades para melhorar a sua qualidade de vida?

CONFIRA -> Tudo o que você precisa saber sobre morar em condomínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *