16 de maio de 2024

A importância do seguro residencial na cobertura de desastres naturais

Sabemos que a segurança é uma questão muito delicada no Brasil. Além da vulnerabilidade durante uma simples caminhada na rua, também estamos vulneráveis em casa.

Por isso, muitas famílias investem em um seguro residencial para proteger o seu patrimônio em caso de imprevistos, como a queda de um raio, um incêndio, curto-circuito, impacto de veículos, queda de aeronaves, entre outros casos.

Porém, nem todo mundo lembra de se prevenir contra os desastres naturais. Mesmo eles estando cada vez mais frequentes.

Em 2023, por exemplo, o Brasil registrou mais de 1.100 desastres naturais, sendo mais de três por dia, em média. 

Inundações | Deslizamentos de terra | Chuvas | Seca | Desmatamento | Incêndios florestais

Tudo isso ocasionado pelo aquecimento global e falta de cuidados com o meio ambiente. 

O Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, foi vítima de chuvas tão fortes que inundaram mais de 300 cidades, fazendo com que milhares de pessoas perdessem suas casas.

Apesar dessa tragédia lastimável, inúmeras pessoas do RS se preveniram: de acordo com levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o Rio Grande do Sul lidera em quantidade de domicílios segurados, cerca de 38,6%. Isso porque a região é constantemente atingida por desastres naturais. 

Então, diante dessa tragédia, essas famílias que contrataram um seguro residencial terão um alento, pois serão indenizadas! 

Vamos entender mais sobre o seguro residencial na cobertura de desastres naturais.

Continue a leitura!

O que é o seguro residencial na cobertura de desastres naturais?

Para contextualizar, o seguro residencial é um serviço de proteção e prevenção para imóveis. 

Em qualquer seguradora, o cliente é obrigado a contratar o plano básico, que cobre incidentes causados por incêndios, explosões e queda de raios. 

Então, se preferir, o cliente pode contratar coberturas adicionais, como roubo e furto, danos elétricos e também, desastres naturais.

O seguro residencial na cobertura de desastres naturais é a proteção financeira ao cliente que teve seu imóvel atingido por uma tragédia climática. 

É importante entender que o seguro residencial na cobertura de desastres naturais pode ser diferente para cada seguradora, pois cada uma oferece coberturas distintas. No geral, tem a ver com:

  • Raios
  • Vendaval
  • Enchentes
  • Terremotos
  • Inundações
  • Alagamentos
  • Queda de árvores
  • Chuvas de granizo

Além disso, o valor da apólice varia de acordo com a localização do imóvel. Ou seja, se o seu imóvel está localizado em uma região mais propensa a ter desastres naturais, então, o seguro residencial na cobertura de desastres naturais pode ser mais caro.

No entanto, atualmente, devido ao aumento constante dos eventos climáticos, todas as regiões estão vulneráveis a sofrer com eventos climáticos. Exatamente por isso, a procura por seguro residencial cresceu 13% no Brasil entre 2019 e 2021.

Em caso de sinistro, ou seja, se o imóvel for atingido por um evento climático, o cliente deve entrar em contato com a seguradora, que vai analisar o caso através de provas e, então, reparar os danos previstos em contrato.

Como escolher um seguro residencial na cobertura de desastres naturais?

1️⃣ Identifique as necessidades da sua residência

Nunca houve uma enchente na região em que você mora, ok. Também nunca houve queda de árvores, ok. Mas… e se acontecer? É bom você estar preparado! 

2️⃣ Compare as ofertas das seguradoras

O ideal é não assinar contrato com a primeira seguradora que aparecer no seu caminho. Faça uma pesquisa e avalie a reputação da empresa, fale com clientes e só assine o que for melhor para a sua casa.

3️⃣ Avalie as condições da apólice

Leia a apólice para saber se todas as suas necessidades estão descritas! Além disso, devem estar escritos os seus direitos e deveres.

4️⃣ Conheça as suas opções de assistência e serviços adicionais

Caso você não saiba, ao contratar um seguro, você tem direito a alguns serviços de assistência, como chaveiro e eletricista. Eles podem ser muito úteis em caso de imprevistos. 

Você já percebeu que contratar um seguro residencial com cobertura para desastres naturais é super importante, não é?

Pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer casa e, infelizmente, de uma maneira muito trágica, como no Rio Grande do Sul.

Nossa dica, então, é: previna-se!

SAIBA MAIS -> Conheça 7 motivos para ter um seguro residencial no seu imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *