A decoração sensorial usa os cinco sentidos para decorar um ambiente. Assim, através da visão, tato, olfato, audição e paladar, o imóvel pode oferecer experiências para melhorar sua qualidade de vida.
Foi-se o tempo em que a única função da decoração era deixar um ambiente bonito, harmonioso, elegante e aconchegante.
Agora, em tempos pós-pandemia, onde a qualidade de vida e o bem-estar são mais valorizados, a decoração também tem a função de auxiliar na melhora da autoestima, na disposição física e no equilíbrio mental.
Entre os vários tipos de decoração existentes, a decoração sensorial é a escolha ideal se você quer mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia.
Seu diferencial é oferecer experiências: a decoração sensorial usa os cinco sentidos para estimular e aguçar as emoções, seja através do uso das cores (visão), com difusores de óleos essenciais espalhados pela casa (olfato), com fontes no jardim (audição), peças em 3D nas paredes (tato) ou plantas frutíferas (paladar).
Inicialmente, a decoração sensorial era usada em celebrações especiais, como festas de casamento. Agora, virou uma tendência do Design de Interiores e tem sido assertiva em vários ambientes.
Assim, sentir o toque macio da almofada ou cheirar uma planta podem trazer sensações de aconchego e acolhimento, dando um up na sua energia e humor, principalmente em dias muito difíceis.
Em imóveis de alto padrão, vale muito a pena investir na decoração sensorial para sempre deixar o seu imóvel leve, harmonioso e elegante para sua família e visitas.
Continue a leitura e confira como inserir a decoração sensorial na sua casa!
VISÃO
A visão é o sentido mais estimulado e mais fácil de criar no projeto de decoração sensorial. No entanto, exatamente por sua facilidade visível, é necessário se atentar às cores, formas e luzes, para não exagerar e deixar todo o ambiente harmonioso.
Confira alguns aspectos da visão que podem ser estimulados na sua decoração:
Luz
A melhor opção é apostar na Iluminação Natural, pois os raios solares favorecem o ritmo biológico das pessoas e melhoram a qualidade do sono, combatem a depressão, fortalecem o sistema imunológico, entre outros pontos positivos. Durante a noite, luzes de LED, abajures e pendentes com luz direcionada são a alternativa da iluminação artificial para trazer aconchego ao ambiente.
Cores
Através da cromoterapia, as cores podem ajudar no equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo aliada até em tratamentos de saúde. Cores como o azul-claro podem trazer relaxamento; já o amarelo oferece inspiração; enquanto o rosa proporciona aconchego. Mas cuidado para não colorir muito o ambiente para não gerar confusão na sua visão.
Formas
Quadros em 3D e estantes com variadas texturas de formas geométricas são exemplos de móveis e itens decorativos que podem aguçar a sua visão, lhe dando perspectivas diferentes do ambiente e até trazer inspiração para alguma atividade.
OLFATO
Lembra quando a sua avó ou mãe assava um bolo delicioso para o café da tarde e o cheiro se espalhava pela casa?
Hmm, que delícia de memória afetiva!
A decoração sensorial faz isso: te oferece memórias afetivas através do olfato!
Talvez você não saiba assar um bolo, mas outros cheiros podem trazer lembranças da infância ou te despertar um bom sentimento:
Difusores
São uma tendência de autocuidado para perfumar o seu ambiente com aromas refinados. Vale pingar algumas gotas de óleo essencial inclusive no travesseiro para obter uma noite de sono mais tranquila.
Velas perfumadas
Além de lindas na decoração, trazem um sentimento aconchegante e acolhedor ao ambiente.
Plantas aromáticas
Alguns cheiros naturais como lavanda, manjericão e alecrim são ótimos para a cozinha e despertam a criatividade para temperar a comida.
O olfato é uma ponte entre um cheiro e um sentimento, e dá ao ambiente uma “assinatura aromática”. Portanto, além da casa, vale investir bem no cheiro de outros ambientes, como lojas, clínicas e consultórios, para que os clientes tenham uma lembrança involuntária do local.
AUDIÇÃO
Como você sabe que chegou alguém na sua casa? Talvez pelo barulho da campainha ou interfone, claro!
Mas e se você melhorar esse aviso de chegada com um som mais relaxante e alegre? Por exemplo, sininhos na porta!
E se você mora em uma casa com jardim, vale investir em fontes de água ou em um mensageiro dos ventos de bambu! Esses sons relaxam e tiram todo o estresse que o barulho de carros e trânsito causam no nosso dia a dia.
Ah, e para os dias frios: acenda a lareira! Além de te aquecer, o som da lenha crepitando acalma e gera bem-estar natural!
TATO
Tocar em tecidos macios e felpudos dá uma sensação tão gostosa, não é? É confortável!
Por isso, na decoração sensorial, o tato é um estímulo que gera boas sensações e pode ser encontrado na casa toda:
Plantas
Além de serem boas para a saúde, as plantas são muito diferentes e ricas em beleza. Por isso tocá-las é tão bom! Cada uma tem uma textura, formato, tamanho e cor diferentes que nos estimulam a cuidar mais da saúde.
Tecidos
Mantas fofas no sofá, cortinas de diferentes estilos e tecidos, almofadas felpudas, colchas de retalho na cama, centros de mesa de crochê. Viu quantos tecidos diferentes podem ser espalhados pela casa?
PALADAR
Lembra do bolo delicioso que a sua avó assava para o café da tarde?
Claro que, além do cheirinho, ele também faz parte da decoração sensorial pelo paladar!
Além do bolo, existem outros sabores que podem aguçar o seu paladar através da decoração:
Bombons
Uma bela bomboniere cheia de bombons é um item decorativo que nunca sai de moda. Afinal, é uma delícia pegar um docinho a qualquer hora do dia, não é? Além disso, é um item que traz bastante alegria ao ambiente!
Plantas frutíferas
Uma casa com jardim pede algumas árvores frutíferas! Mas, se você mora em apartamento ou em um imóvel menor, é possível ter algumas plantas frutíferas de pequeno porte como amoreiras, pitangueiras ou mini laranjeiras.
Fruteira
Caso você não tenha o dom de cuidar de plantas (tudo bem!), uma fruteira na cozinha ou em cima da mesa já agrada o paladar, funciona para a decoração e convida para uma alimentação saudável.
Bebidas
Adegas, bares ou o cantinho do café são um forte elemento gastronômico na decoração sensorial, além de oferecerem elegância e aguçar o paladar devido as suas combinações de sabores.
SAIBA MAIS -> Arquitetura sensorial: apartamento ganha nuances de elementos naturais e integração inteligente entre cômodos
Viu só como a decoração sensorial pode fazer a diferença na sua casa e para a sua qualidade de vida?
Agora é hora de repaginar a sua casa! Estimule os seus cinco sentidos e conheça outros tipos de decoração para dar a sua personalidade ao seu lar!