Nos últimos anos, o mercado imobiliário de alto padrão tem vivenciado uma transformação significativa, onde o luxo já não é apenas sinônimo de ostentação, mas de responsabilidade e consciência. A sustentabilidade tem se tornado um dos pilares fundamentais dessa nova definição de luxo, com imóveis que aliam sofisticação a práticas ambientais e sociais conscientes.
Este movimento, definido como luxo sustentável, ganha cada vez mais força e representa uma mudança de paradigma na forma como os consumidores e as empresas do setor enxergam o verdadeiro valor de uma propriedade.
Em 2023, por exemplo, houve um aumento de 40% em construções verdes residenciais, de acordo com dados do Green Building Council Brasil. Se comparado com as construções tradicionais, o dado ainda é baixo, porém, representa um avanço no mercado imobiliário que prioriza essa tendência de luxo sustentável.
Continue a leitura e confira mais sobre essa tendência e suas características.
O que é luxo sustentável?
Luxo sustentável é a combinação do conceito tradicional de luxo, que inclui exclusividade, qualidade superior e conforto, com práticas e princípios de sustentabilidade ambiental e social. Isso significa que produtos, serviços e, no caso de imóveis, edificações de alto padrão não só oferecem uma experiência sofisticada, mas também são desenvolvidos de maneira a minimizar o impacto ambiental e promover o bem-estar social.
Essa tendência tem ganhado cada vez mais público, através de pessoas que querem morar em um imóvel que une o luxo e a sustentabilidade, priorizando cuidados com meio ambiente, além de bem-estar e qualidade de vida.
Aliás, a qualidade de vida dos moradores é foco do luxo sustentável em imóveis de alto padrão, afinal, todo o investimento tem o objetivo de oferecer mais conforto e saúde.
Seja em casa ou apartamento, existem alguns fatores que o público do luxo sustentável não abre mão:
- Ambientes espaçosos
- Contato com a natureza
- Móveis e objetos funcionais
- Exclusividade e personalização
- Uso de tecnologias que ofereçam praticidade e otimização de tempo
Além desses aspectos, existem outros atributos que retratam o luxo sustentável e podem ser incorporados ao seu imóvel de alto padrão.
Quais são as principais características do luxo sustentável?
FACHADAS VERDES E JARDINS SUSPENSOS
Dizem por aí que aparência é tudo, não é?
Fachadas verdes são, então, um ótimo bem-vindo aos moradores e visitantes. Para quem mora em uma residência em um bairro bem urbano e sem arborização, essa característica do luxo sustentável é perfeita para te deixar próximo da natureza no seu dia a dia.
Muito além de ser esteticamente bonito, as fachadas verdes oferecem diversos benefícios:
- Biodiversidade
- Isolamento térmico
- Isolamento acústico
- Bem-estar psicológico
- Redução de ilhas de calor
- Melhoria da qualidade do ar
PAINÉIS SOLARES
A luz do sol não serve apenas para ganhar um bronzeado na praia ou para adquirir vitamina D. Por ser renovável e limpa, ela pode ser transformada em eletricidade e oferecer diversos benefícios para um imóvel através de painéis solares.
- Tecnologia acessível
- Ausência de barulho
- Valorização do imóvel
- Economia na conta de luz
- Vida útil de mais de 25 anos
- Fácil de instalar e barata de manter
- Necessidade mínima de manutenção
- Redução da poluição e taxas de carbono
Exatamente por proporcionar mais qualidade de vida, os painéis solares se tornaram tão importantes na tendência do luxo sustentável!
ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO PARA CARROS ELÉTRICOS
Do último ano para cá, a cidade de São Paulo registrou um aumento de mais de 35% em obras de infraestrutura e instalação de tomadas/carregadores para veículos elétricos em condomínios. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a junho de 2024, mais de 79 mil carros elétricos foram emplacados.
Isso tem acontecido porque a maioria dos empreendimentos não tem essa infraestrutura e agora, cada vez mais pessoas entendem a importância de utilizar carros que não poluem o meio ambiente!
Além de proporcionar conveniência para os moradores, esse equipamento agrega valor ao condomínio e reflete um compromisso com a sustentabilidade.
ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAL
Se uma das suas intenções é morar em uma residência com baixo gasto energético, o ideal é procurar um imóvel com iluminação e ventilação natural.
Janelas grandes e com exposição do sol são ideais para que a luz solar entre e aqueça o ambiente, também reduzindo a necessidade de uso da energia elétrica.
A ventilação natural é importante, pois ajuda a manter o conforto térmico do imóvel, reduzindo o uso do ar-condicionado e mantendo a temperatura interna mais agradável.
Essas características do luxo sustentável são fundamentais em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de equilibrar conforto e eficiência energética com a preservação ambiental.
Falando em conforto, você sabia que também é possível investir em design sustentável?
Este conceito faz parte do Design de Interiores, sendo aplicado para criar projetos e métodos que minimizem os impactos ambientais negativos em um empreendimento, com a exploração de recursos naturais, a utilização de matérias-primas renováveis e mais eficiência dos materiais utilizados.
SAIBA MAIS -> Design sustentável: por que morar em um imóvel que valoriza o meio ambiente?