Você sabia que as cores podem ajudar no equilíbrio entre o corpo e a mente? A técnica, chamada de cromoterapia, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde desde 1976, sendo aliada nos tratamentos de saúde, evitando o consumo desenfreado de remédios.
De antemão: através da cromoterapia, pessoas que sofrem com pressão alta ou depressão, por exemplo, podem sentir alívio dos sintomas se estiverem sob a influência das cores certas. E as cores do ambiente fazem toda a diferença!
Sim, seja nas roupas ou na decoração da casa, a cromoterapia possui benefícios que trazem bem-estar e promovem saúde.
Benefícios da cromoterapia:
- Alívio das dores de cabeça;
- Diminuição de transtornos do sono;
- Estímulo do sistema nervoso central;
- Melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do coração.
Cromoterapia na decoração
Atualmente, muitas pessoas trabalham em casa. Porém, vivem saturadas por não conseguir diferenciar os problemas do lar com o trabalho, já que os espaços se confundem. Que tal utilizar a cromoterapia na decoração de casa para melhorar a energia do seu ambiente?
Confira o significado das cores e como elas podem ser úteis para você:
Azul claro: serenidade, relaxamento.
Marrom: firmeza, confiança, segurança.
Bege: autocontrole, independência e equilíbrio.
Amarelo: animação, inspiração. Em pisos, significa avanço.
Azul escuro: autoridade. Cor para ambientes sérios, pois traz frescor.
Rosa: aconchego, delicadeza, afeto. Relacionada ao equilíbrio emocional e pureza de pensamentos.
Branco: sensação de prazer, limpeza, calma, paz. Na cromoterapia, é uma cor que potencializa as outras cores.
Violeta: efeito purificador, traz energia positiva. Favorece a dieta: a cor dá a sensação de redução do apetite. Em terraços e varandas, traz a ideia de frescor.
Laranja: conforto, alegria, criatividade, coragem. Estimula o apetite, então, é muito usado em cozinhas e salas de jantar. Evitar no quarto, pois pode atrapalhar o sono.
Vermelho: energia, vibração. Indicado para casas de pessoas tímidas. Cor não indicada para pessoas hipertensas, cardiopatas, crianças hiperativas e pessoas com problemas emocionais.
Verde: alívio do estresse, atmosfera refrescante, remete a natureza (principalmente no piso). Por não ter muita incidência de luz, dá sensação de calma ao ambiente. Na cozinha: boa digestão. No quarto: harmonização.
SAIBA MAIS -> Descubra como tornar o seu imóvel ideal para venda
Saiba equilibrar as cores
Além das paredes e pisos, vale investir em objetos decorativos nas cores que vão estimular o seu bem-estar. É possível apostar nas cores de quadros, vasos, artesanatos, tapetes e almofadas para tornar o ambiente mais positivo.
No entanto, nada em excesso faz bem. A cor vermelha, por exemplo: tons avermelhados podem afetar negativamente o humor das pessoas, trazendo mais agitação.
Primeiramente, ao usar a cromoterapia, defina se você quer cores quentes ou frias na decoração do seu imóvel.
Em outras palavras: cores frias são relaxantes e trazem calma ao ambiente; já as cores quentes estimulam e trazem interatividade.
Finalmente, na hora de distribuir as cores pelos ambientes, pense que cores frias combinam mais com os quartos e cores quentes combinam mais com a cozinha, a sala e o escritório.
Além disso, é preciso entender como distribuir as cores pelos ambientes, considerando também a iluminação, a pintura e os objetos de decoração do imóvel. Por exemplo, lâmpadas coloridas podem ser um aliado da cor para trazer mais positividade ao ambiente.
Quer conferir mais dicas do mundo imobiliário? Acesse o blog da Bamberg!