Existem muitos tipos de decoração. Qual deles mais combina com você?
Bom, se você está planejando mudar de casa ou pensando em repaginar toda a decoração do seu imóvel, é necessário conhecer os tipos de decoração existentes, que combinam com a sua personalidade.
A classificação Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) é uma ferramenta de avaliação de personalidade que identifica características e preferências pessoais e pode te ajudar a entender os tipos de decoração que mais combinam com você, sua família, seu atual momento de vida e o imóvel dos seus sonhos.
A Bamberg Imóveis Únicos também vai te ajudar! Continue a leitura e conheça 8 tipos de decoração que podem deixar o seu imóvel lindo!
Decoração Retrô
A decoração retrô chama atenção pelos detalhes dos móveis e na cor. Este é um dos tipos de decoração mais buscados atualmente e com releituras das décadas de 1950 e 1960.
Para montar uma composição no estilo retrô, é preciso escolher peças-chave. Com foco na funcionalidade e estilo, a decoração retrô tem características marcantes:
- Floral
- Xadrez
- Cores vibrantes
- Formas abstratas e geométricas
- Móveis com linhas simples e retas
- Pés de palito em sofás e poltronas
- Texturas (plástico, vinil e veludo)
Na sala, por exemplo, a mesa de centro ou sofá podem lembrar a decoração retrô, sendo que os pés de madeira (em formato palito) são indispensáveis. Além de quadros e artigos de tons fortes e com design marcante.
A paleta de cores também é muito importante, com tonalidades vibrantes, como o laranja.
Decoração Clássica
Imóveis amplos, sofisticados e com arquitetura exclusiva. No geral, combinam muito com um dos tipos de decoração mais antigos que existem: o clássico.
Todos os materiais utilizados na construção e acabamento do imóvel remetem a sofisticação, requinte e primor. Na decoração, não é diferente.
Os materiais mais usados são: madeira (cerejeira, mogno e nogueira), mármore, itens de bronze e dourados.
Em uma casa clássica, não podem faltar:
- Tapetes
- Peças estofadas
- Espelhos grandes
- Cama com dossel
- Porcelanas e cristais
- Candelabros ou lustres
- Cortinas grandes e pesadas
- Pendentes que remetem a ouro
- Móveis com cores escuras ou totalmente brancos
- Paredes com tons sóbrios (bege, branco, rosa-claro)
Como os ambientes são amplos, os móveis também são, como a mesa da sala de jantar, para não sobrecarregar o ambiente com muitos itens.
No geral, o clássico nunca sai de moda. É um tipo de decoração que pede elegância, atenção aos detalhes, móveis tradicionais e peças com medidas grandes.
Decoração Art Déco
Para quem ama arte, a art déco pode ser o melhor tipo de decoração para incorporar ao lar.
A art déco surgiu na França, na década de 1920, por meio de uma série de combinações de vários movimentos deste período. A arte decorativa é muito forte neste estilo, com muitas características das Artes Plásticas, Arquitetura, Design de Interiores e do Cinema.
A base da art déco é a art nouveau. Porém, vai no seu caminho inverso e seus principais traços são:
- Luxo
- Lustres e espelhos
- Figuras geométricas
- Linhas retas ou esféricas
- Móveis com poucas curvas
- Papel de parede trabalhado
- Design e natureza abstratos
- Cortinas em cobre ou dourado
- Glamour, elegância e romantismo
- Uso de materiais nobres (marfim, pedras preciosas, prata)
No Brasil, a art déco chegou com força à Arquitetura no final da década de 1920. Alguns exemplos são:
- Viaduto do Chá – São Paulo
- Elevador Lacerda – Salvador
- Central do Brasil – Rio de Janeiro
- Estádio do Pacaembu – São Paulo
- Teatro Carlos Gomes – Rio de Janeiro
- Monumento às Bandeiras – São Paulo
Na América Latina, o Rio de Janeiro é a capital do movimento Art Déco, com 400 imóveis neste estilo, inclusive o Cristo Redentor.
Decoração Industrial
O estilo industrial é mais característico de apartamentos, já que surgiu em Nova York, em meados do século XX, e grande parte das pessoas passou a viver em lofts.
Esses imóveis, na verdade, eram velhos galpões bem amplos e com conceito aberto. Por isso o estilo industrial tem características de fábricas, com paredes de tijolos e tubulações à mostra.
Esse é um dos tipos de decoração mais usados por pessoas que moram sozinhas e preferem um ambiente grande e integrado, com janelas que proporcionam boa iluminação natural.
Por ser um estilo “imperfeito”, pode-se abusar da mistura de materiais, como uma mesa rústica de madeira e cadeiras de metal.
Objetos vintages são os mais indicados para a decoração de um imóvel em estilo industrial, como geladeiras antigas coloridas ou uma máquina de escrever. Como contraste, é bom apostar em esculturas contemporâneas ou quadros abstratos.
Existem quatro características principais na decoração industrial:
- Parede de tijolos
- Tubulações de ferro
- Piso de cimento queimado
- Cores sóbrias e neutras (preto e cinza)
Decoração Moderna
A decoração moderna é um contraponto à decoração clássica. Ela prega simplicidade e design funcional.
A base desse estilo é o Modernismo que, no Brasil, teve o seu ápice em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Devido à filosofia, arte e intelectualidade do movimento, a decoração moderna está mais ligada a um estilo simples e funcional em que “a forma segue a função”, como disse o arquiteto norte-americano Louis Sullivan.
Portanto, o princípio da decoração moderna é funcionalidade. Sendo assim, não há espaço para excessos.
Suas principais características são:
- Curvas pontuais
- Minimalismo moderno
- Itens utilitários e práticos
- Ambientes com atmosfera clean
- Armários e prateleiras na parede
- Muito espaço livre nos cômodos
- Cores dominantes: preto e branco
- Móveis feitos de aço inoxidável cromado
- Linhas retas horizontais, verticais e diagonais
- Móveis que tenham vidro, madeira laqueada e couro
- Móveis posicionados ao longo de uma “linha imaginária”
Decoração Minimalista
Menos é mais.
Você já ouviu este conceito, certo? Essa é a descrição perfeita para um dos tipos de decoração mais recentes: o minimalismo.
A quantidade de móveis e objetos que vão decorar o ambiente determinam este estilo. Portanto, as palavras exagero e excesso são proibidas.
Por exigir um ambiente sem muitos móveis, o próprio estilo minimalista obriga os móveis a serem funcionais e práticos, oferecendo utilidade para tudo o que compõe o espaço.
A decoração minimalista pede:
- Sobriedade
- Iluminação natural
- Cores neutras e claras
- Móveis com linhas retas
- Elementos tecnológicos
- Peças metálicas e amadeiradas
Decoração Geek
Desenho animado, quadrinhos, videogame, animes, super-heróis, Guerra nas Estrelas, Harry Potter, Senhor dos Anéis, tudo sobre a cultura pop (ou nerd).
Essa é a Decoração Geek.
Atualmente, esse estilo decorativo não está “escondido” no quarto de crianças e adolescentes que amam a cultura geek. Muitos adultos têm adotado este estilo na casa toda, já que a cultura nerd faz parte de suas personalidades.
Uma casa geek é moderna e tem referências de diversos filmes, séries, jogos de vídeo game, animes, quadrinhos. Essas referências podem estar em almofadas, quadros, acessórios, em bonecos de super-heróis.
Há quem prefira deixar a casa inteira decorada com a cultura geek: para isso, é possível usar papéis de parede, estantes com coleções de filmes, pôsteres na parede com os seus filmes preferidos.
Mas também há quem prefira adotar essa decoração em apenas um cantinho da casa: em uma estante, é possível reunir tudo o que você gosta da cultura pop; caso queira algo mais minimalista, um objeto decorativo na mesa de cabeceira do seu quarto já deixa o ambiente personalizado com sua diversão preferida.
No geral, a Decoração Geek é versátil, pode estar em vários ambientes da casa e requer muita criatividade.
Decoração Contemporânea
A palavra que melhor define a decoração contemporânea é simplicidade.
Os cômodos são pintados de cores claras, com tons chamativos. E os móveis são destacados por suas linhas retas.
O estilo contemporâneo tem o objetivo de dar praticidade ao ambiente, ao investir em peças-chave. O conforto também é um ponto muito valorizado, com o uso de sofás e móveis estofados.
Os móveis não têm um design muito rebuscado ou detalhado. No geral, as linhas são retas e elegantes.
Na decoração contemporânea, os móveis são produzidos em vidro, pedra, madeira clara e escura, cimento, metal e mármore. Se um ambiente pede tapetes, estes devem ser sutis, sem estampas e básicos.
Na iluminação, o foco é abusar das fontes naturais, com janelas grandes, que proporcionam muita luminosidade ao ambiente. Por isso, luminárias e abajures são dispensáveis para não provocar excesso de itens no ambiente.
SAIBA MAIS -> Neuroarquitetura: uma técnica voltada ao bem-estar
Existem muitos tipos de decoração para você conhecer. Inclusive, você já ouviu falar no estilo de morar que valoriza o meio ambiente e prioriza o contato com a natureza? Conheça o Design sustentável.