5 de julho de 2024

Conheça os principais tipos de imóveis comerciais

Agora que a pandemia ficou no passado, algumas empresas também resolveram esquecer que um dia implementaram o trabalho home office para seus funcionários.

Aparentemente, o trabalho presencial voltou com tudo. Mesmo que isso signifique ir ao escritório apenas alguns dias da semana, conforme o modelo híbrido de trabalho. 

Para o mercado imobiliário, esse retorno ao trabalho presencial é ótimo, claro! Isso significa mais imóveis comerciais alugados e a economia girando.

De acordo com levantamento do Secovi-SP, a capital paulista registrou aumento de 39,4% na absorção bruta de escritórios em 12 meses, o que é considerado um avanço ao comparar o 4º trimestre de 2022 com o 4º trimestre de 2023.

No monitoramento de 380 prédios corporativos de grande relevância, mais de 82% registraram nível de ocupação acima de 70%. 

Por isso, muitas empresas precisaram expandir seus horizontes para além da Av. Faria Lima e estão migrando para outras vias importantes, como a Av. Chucri Zaidan, no Brooklin, e a Marginal Pinheiros.

Enquanto muitas empresas retornaram para o presencial, com o fim da pandemia, também existem aquelas que estão iniciando e precisam de um espaço físico para atender seus clientes.

O primeiro passo, então, é conhecer os principais tipos de imóveis comerciais e entender qual deles é o melhor para a sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

Quais tipos de imóveis comerciais podem funcionar para o seu negócio?

LOJAS DE RUA

Entre todos os tipos de imóveis comerciais, as lojas de rua são as mais comuns na cidade de São Paulo. 

No geral, elas estão localizadas em qualquer via, até mesmo em ruas mais residenciais. Para escolher a melhor loja de rua, considere o seu tipo de negócio: se você tem uma loja de roupas, o ideal é uma rua mais movimentada; agora, se você tem um minimercado, uma rua residencial já pode ser um sucesso para a sua empresa.

Além disso, avalie o tamanho, preço, fluxo de pessoas, vagas para veículos, visibilidade, acessibilidade, segurança e concorrência. 

LOJAS EM SHOPPINGS E CENTROS COMERCIAIS

A vantagem de ter uma loja em um shopping ou centro comercial é a grande quantidade de pessoas que circulam nesses locais todos os dias. Isso significa que pessoas além do seu público-alvo podem ser impactadas pelo seu produto e finalizar a compra.

Além disso, entre os variados tipos de imóveis comerciais, as lojas de shoppings têm a vantagem de oferecer uma infraestrutura completa aos clientes, como um ambiente agradável, estacionamento, restaurantes, segurança.

CASA COMERCIAL

As casas comerciais são casas adaptadas para atender as necessidades de uma empresa, com a sala transformando-se em escritório e o quarto em sala de reuniões, por exemplo.

É uma opção de imóvel comercial mais econômica e ideal para empresas enxutas, com poucos funcionários. Além disso, por ter “cara de lar”, se mostra um ambiente mais acolhedor, ideal para quem busca um atendimento personalizado. 

LAJE CORPORATIVA

Uma laje corporativa é um espaço de escritório amplo e sem divisões internas fixas, geralmente ocupando um andar inteiro ou uma parte substancial de um edifício comercial. Essas lajes são projetadas para serem flexíveis, permitindo que as empresas configurem o layout de acordo com suas necessidades específicas, seja para escritórios abertos, salas de reunião, áreas de convivência, ou uma combinação de diferentes ambientes de trabalho.

Características comuns de uma laje corporativa incluem:

Amplo Espaço | Infraestrutura Moderna | Localização privilegiada | Conforto e Funcionalidade

No geral, são vendidas antes mesmo de o prédio ser construído, para ser personalizada de acordo com as demandas da empresa. No mercado imobiliário, essa prática é chamada de Built to Suit, ou seja, quando o imóvel é construído conforme os interesses da empresa que vai alugá-lo.

ARMAZÉNS/GALPÕES/DEPÓSITOS

Esses são tipos de imóveis comerciais amplos e versáteis, ideais para grandes empresas, como lojas de materiais de construção ou empresas de logística.

Pela sua metragem ampla, é possível acomodar os produtos da forma mais estratégica para carga e descarga, por exemplo.

No geral, esses imóveis estão localizados em vias mais afastadas do centro da cidade para facilitar o acesso de veículos pesados.

ESPAÇOS PARA EVENTOS

Sempre tem alguém precisando de um espaço grande para fazer uma festa ou uma conferência de trabalho. No geral, esses tipos de imóveis comerciais precisam ser bem amplos para que as pessoas possam se movimentar ou organizar com cadeiras e mesas.

Além disso, o ideal é que esses espaços tenham outros tipos de comodidades, como estacionamento, acessibilidade, boa localização, flexibilidade de layout.

SAIBA MAIS -> Imóveis corporativos e comerciais: quais são as diferenças e como escolher?

Mas, além de conhecer os principais tipos de imóveis comerciais, também é super importante entender como escolher o melhor imóvel comercial para a sua empresa.

Não entendeu?

Estamos falando sobre a localização, público-alvo, acessibilidade, infraestrutura do imóvel, concorrência com outros comércios, além do potencial de crescimento e valorização da região.

SAIBA MAIS -> Como escolher o melhor imóvel comercial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *