Que tal reservar um tempinho do seu dia para aproveitar os raios solares que entram pelas janelas da sua casa? Esse tempo de qualidade com você mesmo é possível com a iluminação natural, um dos principais conceitos priorizados nos projetos arquitetônicos atuais.
Claro, além de ser esteticamente agradável, viver em um imóvel onde há predominância de iluminação natural traz muitos benefícios para a saúde.
Além de a exposição ao sol ativar a produção de vitamina D, especialistas destacam outros benefícios de “tomar sol”:
- Melhora na qualidade do sono
- Melhora na saúde cardiovascular
- Combate aos sintomas da depressão
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Prevenção contra alguns tipos de câncer
Mas como proporcionar luminosidade suficiente no imóvel? Continue a leitura e confira!
O QUE É ILUMINAÇÃO NATURAL?
É o aproveitamento da luminosidade das áreas externas de um ambiente, através da projeção do imóvel, com a redução do uso da iluminação artificial.
Dentro da Arquitetura e do Design de Interiores, a iluminação natural é sinônimo de acolhimento e conforto que o ambiente proporciona aos seus moradores.
Um dos principais benefícios da iluminação natural é o conforto visual, afinal, lâmpadas costumam agredir a nossa visão.
Por isso, antes de adquirir um imóvel, o ideal é analisar a localização do terreno para verificar a posição do sol em relação ao imóvel. A luz solar exerce funções diferentes em cada período do dia, sendo necessário fazer a projeção da luz para cada cômodo de maneira específica.
VANTAGENS DA ILUMINAÇÃO NATURAL
Conservação de energia
Sustentabilidade é um dos principais pilares da Arquitetura.
Sendo assim, cerca de 40% do consumo de energia elétrica pode ser reduzido com o uso da iluminação natural em um imóvel. Além disso, é possível controlar a temperatura e reduzir o uso do ar-condicionado.
Melhora na qualidade dos espaços
Agregar valor aos ambientes também é uma característica da iluminação natural, para dar a impressão de que os espaços são maiores.
Esses efeitos estéticos acontecem devido ao ajuste da entrada de luz externa e também pelo uso de espelhos, aliados para refletir a luz e distribuí-la.
Bem-estar psicológico
Atualmente, muitas pessoas utilizam as técnicas da Neuroarquitetura para cuidar da saúde mental.
O estudo da neurociência aplicada à arquitetura para analisar os impactos dos locais no comportamento humano tem sido essencial para auxiliar o tratamento psicológico de muitas pessoas.
Segundo a Neuroarquitetura, as características de um ambiente que impactam positivamente uma pessoa são as cores, áreas verdes, a disposição dos cômodos, o conforto térmico, o isolamento acústico e a iluminação natural.
Aplicando algumas dessas técnicas no seu imóvel, seu bem-estar psicológico estará mais equilibrado!
SAIBA MAIS -> Neuroarquitetura: uma técnica voltada ao bem-estar
Design Sustentável
Hoje em dia, uma grande parte da população tem uma consciência ecológica mais forte, compreendendo a importância da sustentabilidade no Design Sustentável.
Nessa área, a iluminação natural é uma estratégia assertiva na criação de espaços verdes e arborizados, com maior eficiência energética.
Assim, o aproveitamento da luz natural valoriza mais o empreendimento.
Melhora na qualidade do ar
Um projeto arquitetônico profissional que prioriza a iluminação natural consequentemente vai beneficiar a ventilação natural do ambiente, garantindo uma melhora na circulação do ar, deixando o local mais fresco e diminuindo a necessidade do uso do ar-condicionado.
COMO IMPLEMENTAR A ILUMINAÇÃO NATURAL EM IMÓVEIS?
Projeto da janela
Para maximizar a entrada de luz, é fundamental analisar o tamanho, forma e localização das janelas.
Atualmente, existem algumas tecnologias mais avançadas de envidraçamento, como o vidro eletrocrômico e revestimento de baixa emissividade, que ajudam a regular a quantidade de luz solar ideal que pode entrar em um ambiente.
Janelas de clerestório
São janelas menores, posicionadas bem no alto da parede, que permitem a penetração da luz natural indireta e difusa, sem deixar o ambiente ofuscado ou com excesso de calor.
Em regiões quentes, as janelas de clerestório são muito usadas, pois permitem a entrada de iluminação de uma forma suave, já que a luz do sol é filtrada por cima.
Prateleiras de luz
Elemento horizontal, semelhante a uma prateleira que duplica a profundidade da luz recebida.
O objetivo das prateleiras de luz é refletir a luz visível em direção ao teto, que será refletida de volta para o interior do cômodo.
As prateleiras de luz são utilizadas porque grande parte dos raios solares que entram pelas janelas são desperdiçados em apenas uma área. Se o cômodo tem equipamentos com telas, como TVs e computadores, a luz solar direta também causa reflexo.
Geralmente, este único ponto de luz pode causar incômodos e desconforto visual para os moradores. Com a distribuição solar feita pela prateleira de luz, a iluminação se torna mais útil e agradável para todos.
Claraboias
A melhor solução para introduzir iluminação natural em um imóvel é a instalação de uma claraboia no telhado.
Esse item permite a entrada de grande quantidade de luz solar e auxilia na circulação do ar em áreas onde não é possível instalar janelas.
Além disso, em termos energéticos, um imóvel com claraboia, combinado com janelas verticais, tende a ser mais eficiente.
Túneis e tubos solares
Túneis, tubos, canos ou dispositivos tubulares de iluminação diurna. Independentemente do nome utilizado no mercado, esses equipamentos têm a mesma função: transformar um ambiente fechado (sem janelas) ou escuro, em um local iluminado.
Mas como?
Através da canalização eficiente da luz solar do telhado por meio de um tubo que reflete a luz para o cômodo. Esses equipamentos podem ser instalados tanto em telhados planos como em telhados inclinados, fazendo com que a luz solar seja distribuída de maneira uniforme nas áreas mais necessárias.
SAIBA MAIS -> Tipos de iluminação: saiba qual é o ideal para cada cômodo da sua casa
Os melhores imóveis com a iluminação natural que você precisa para ter mais qualidade de vida estão na Bamberg Imóveis Únicos!